1º Ciclo de Debates sobre Relações de Gênero, Sexualidades e Educação
Programação
1º Ciclo de Debates sobre Relações de Gênero, Sexualidades e Educação
Tema: 10 Anos da Lei Maria da Penha. Violência doméstica, familiar e na escola: Uma reflexão necessária
Dia 10/08
Local: IFPE Campus Paulista (Auditório)
[Endereço: Avenida Doutor Rodolfo Aureliano, 2182, Vila Torres Galvão,
Paulista – PE]
9h - Mesa de abertura
9h40 - Mesa Redonda 01 - Educação e gênero: os impactos da Lei Maria da Penha e reflexões em torno
das questões de gênero e sexualidades nas instituições de ensino
Debatedoras: Maria Goretti Soares Mendes (OAB); Nathália da Mata Atroch (IFPE).
Mediadora: Jessica Sabrina de Oliveria Menezes (IFPE).
11h40 – 13h20 – Intervalo para almoço
13h30 – Mesa Redonda 02 - Políticas de enfrentamento às violências de gênero.
Debatedores: Helisangela Maria Andrade Ferreira (Secretaria da Mulher do Recife); Capitã Lúcia Helena Salgueiro (PMPE); Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho (SEDUC).
Mediador: Marcelo Melo da Silva (IFPE).
Sobre quem vai debater
Nathalia da Mata Atroch
Possui Graduação em Ciências Sociais - Licenciatura - pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e em Administração pela Universidade de Pernambuco - UPE. Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE. Atualmente, é Professora EBTT de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Foi Professora Substituta da UFPE (2013-2014) e Gerente de Contratos e Convênios da Prefeitura do Recife (2009 - 2012). Desenvolve pesquisa nas áreas de Sociologia da Ciência e Tecnologia, bem como possui interesse pelos campos das artes e das práticas sociais.
Maria Goretti Soares Mendes
Possui bacharelado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como Diretora e Editora de Programa Jornalístico, Editora e Produtora de textos para TV, Revista e Jornais. É Presidente da Comissão de Diversidade Sexual OAB/PE. Em 2015, publicou o livro intitulado “O Direito de Não ser Mãe”, pela editora Lumen Juris/Direito. A obra aborda a importância do direito de escolha para as mulheres e alternativas que garantam a autonomia delas.
Mesa Redonda 1
Helisangela Maria Andrade Ferreira
Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Mestra em História Social da Cultura Regional (2016) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Integralismo e Outros Movimentos Nacionalistas e Núcleo de História e Historiografia das Ditaduras e do Autoritarismo no Tempo Presente. Foi bolsista de Iniciação Científica Facepe/CNPq durante a graduação com a seguinte pesquisa: “As Práticas sócio-culturais das mulheres integralistas na educação e assistencialismo entre as mulheres pobres do Recife (1932-1937)”. Em 2013 foi premiada no 8º Construindo a Igualdade de Gênero, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, na categoria de estudante de graduação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Assistencialismo, Gênero, Educação, Mulher e Recife. Atua como Arte Educadora, ligada à Secretaria da Mulher do Recife.
Lúcia Helena Salgueiro
Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (2006). Atualmente é Capitã da Polícia Militar de Pernambuco - Secretaria de Defesa Social - e Coordenadora Operacional do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional da Polícia Militar (GT Racismo PMPE), além de coordenar o Programa Patrulha Maria da Penha da PMPE, ambos subordinados à Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE (DASDH). Também é graduada em Psicologia pela Faculdade Estácio / Recife, antiga Faculdade Integrada do Recife. Concluiu 10 semestres do Curso de Inglês na Wizard e possui capacitação em LIBRAS, nível avançado, para se comunicar com pessoas com deficiência auditiva. Integrante do Conselho e do Fórum Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, representando a Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar.
Luciano Carlos Mendes de Freitas Filho
Possui Graduação em Letras e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente, é Professor Substituto do Centro de Educação e atua como Professor Técnico da Gerência de Direitos Humanos da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.